domingo, 20 de junho de 2010

Saramago Segundo o FRR

Hoje não falo de economia....falo da grandeza(ou falta dela) e sentido de Estado de quem nos comanda....e governa.

Vem isto a propósito da morte de Saramago.
Aqui vai a minha "modesta"opinião.
O presidente faltou ao funeral(tá de férias nos Açores)...ok...!! não gostava dele(Saramago)...respeito isso.........!!!mas depois de ter sido decretado 2 dias de luto nacional,o "nosso presidente" tinha a Obrigação de representar o País.Mas ele manhoso/calculista(que não quer perder mais votos da ala católica...depois de ter aceite o casamente Gay,com aquela desculpa esfarrapada)...e Não se deu ao "Luxo"de comparecer.Só lhe ficou MAL !!!
Não será ele o representante de TODOS os Portugueses???(quer goste ou Não da personalidade---ainda por cima um prémio NOBEL (será que temos assim Tantos??).
Foi no governo dele(e do seu secretário de estado---Sousa Lara---que despoletou a ida(por revolta) do escritor para Lanzarote(proibindo-o de concorrer a um concurso europeu e tb proibindo-o de concorrer a um prémio literário estatal....com o livro "Evangelho segundo Jesus Cristo").
Como ele próprio(Saramago) afirmou qualquer "canalha"pode ser um génio e ter uma obra cientifica,literária,económica ou de medicina etc..etc....e Não prestar como pessoa...Mas a "Obra" fica,e deve ser elogiada em si mesma,esquecendo a pessoa por trás da mesma.(imaginemos um cientista louco e polémico...mas que descobriu a cura para o Cancro !!...será que deve ser esquecida a sua "OBRA" ??..só porque o autor não era "boa" pessoa?? .
Pessoalmente não gostava das ideias dele(Saramago)...afinal atacava indiscriminadamente tudo que é religião(principalmente a católica)...como se pode ler no seu livro Cain(atacando a Bíblia)...mas tenho uma ideia do motivo subjacente á sua REVOLTA.!!!
É que ele tinha um MEDO terrível de MORRER(isso fazia parte das suas FOBIAS)e aparecia(mesmo que subliminarmente em todos os seus escritos)...lembrem-se que só começou a ser "famoso"a partir dos 60 anos(já no declinar da sua vida)...e estava aterrado,amedrontado e revoltado...por ir Morrer(como qualquer comum Mortal)...e a Culpa era das religiões,pois prometiam uma vida Eterna(que ele Não acreditava)...e que como ATEU "sabia" que a Morte era o seu FIM....o Fim de Tudo o que ele mais amava----a sua Vida na terra---em que podia expor as suas opiniões,e criticar aquilo que achava Mal---como no Dia em que disse---A MIM Ninguém me CALA( a Não ser a MORTE).
O que ele mais desejava queria(mas Não tinha Fé para isso),era que as Religiões "PROMETESSEM","GARANTISSEM"e CUMPRISSEM" uma BOA VIDA depois da Morte !!!..Hora como isso Não era possível,revoltou-se contra todas as Religiões,por prometerem uma "Coisa" que ele "sabia" Não existir,ou pelo menos Não tinha Fé(suficiente)para acreditar.Daí até a sua OBRA LITERÁRIA reflectir isso mesmo,foi um ápice....atacando Violentamente Todas as religiões.
Como já atrás mencionei....não gosto de Muitas das suas ideias e opiniões...mas não posso deixar passar em Claro a Sua OBRA.

Um Bom fim de semana....para Todos...E façam o favor de serem FELIZES :-))

FRR

Sem comentários:

Enviar um comentário