domingo, 3 de janeiro de 2010

O que eu penso da bolsa para este ano de 2010

Para perspectivar 2010 tenho de primeiro dizer que em 2009 me parece que a recuperação foi tão exagerada como foram os afundanços do fim de 2008 e inicio de 2009.Como todos sabem a economia real não está bem o desemprego continua a aumentar mais dia menos dia podem surgir conflitos sociais em virtude da diminuição das ajudas e claro que quando não houver dinheiro todos vão ralhar e ninguém vai ter razão.Os lucros das empresas vão aumentar porque o trabalho vai ser feito cada vez por menos pessoas não porque haja um aumento nos negócios.Por tudo isto eu não estou muito optimista para este ano,penso que as bolsas vão subir até Fevereiro/Março mas depois se os resultados de 2009 e do 1ºT de 2010 ainda apresentarem fragilidades a tendência será de descida e correcção á subida de 2009.O nosso PSI vai continuar com pouco volume até os estrangeiros voltarem a reparar que Portugal não é uma província de Espanha ( penso que na Europa mais dia menos dia as bolsas se deviam juntar num só mercado).Por cá vou manter o que tenho desde 2008 e continuar com a minha politica de as ir deixando descongelar e se vier por aí algum afundanço vou aproveitar para reforçar principalmente nas que pagam alguns dividendos assim sempre se recebe o juro do capital investido.Nos States tenho o meu grande amor (uaua) positiva e penso vende-las até dia 20 e não vou ter muita pressa de gastar esse dinheiro.No Big só tenho CVM e FNM e claro já aprendi a lição nada de contrariar o mercado e muito muito cuidado com as falidas.
Agora quem sabe se não escrevi um monte de asneiras e tudo se vai passar ao contrário,é que não tenho uma bola de cristal loooooool.

J R

Sem comentários:

Enviar um comentário