domingo, 20 de março de 2011

Estabilidade......

Todos nós gostamos e precisamos de estabilidade....!!


>>>Foi por haver estabilidade climática que a raça humana se desenvolveu.Se o nosso planeta fosse mais instável não teria sido possível o desenvolvimento(que embora demorando milhares de anos)permitiu que o Homem Sapiens aumentar de uma maneira estrondosa as suas capacidades intelectuais,de raciocínio e de resolução de problemas.

>>>Tudo se conjugou para que lenta,mas inexoravelmente,o homem chegasse ao ponto da suposta maturidade que hoje faz parte de todos nós.

>>>Claro que o seu instinto predador,guerrilheiro,de conquista e descoberta se mantiveram mais ou menos intactos num lugar recôndito do cérebro...o cerebelo!!

>>>Ora é essa pequena parte do nosso cérebro que vai marcando(e muitas vezes dominando)as nossas vidas...e como digo atrás era suposto que nos tempos actuais(passados que foram uns largos milhares de anos) a nossa Maturidade intelectual devia...sim DEVIA...fazer parte das nossas relações sociais e fosse a regra e uma constante,e Não uma Raridade!!!.

>>> O Homem continua a ser o animal feroz,agressivo,e assassino dos tempos iniciais da sua existência.

>>> Senão vejamos o que se passa a nossa volta...todos os dias.

>>>As lutas,as guerras,os conflitos(mais ou menos violentos)fazem parte nosso do dia a dia.

>>>Vendo bem as coisas...Não aprendemos nada de nada!!!...Sim temos mais tecnologia(muitas vezes inútil....ou que serve para nos tornar inúteis e abstraídos do mais importante que nos rodeia),mais comida(mas só nos países ricos)mais saúde,vivendo mais tempo(enchendo os lares de velhinhos abandonados),mais educação...mas seremos mais educados e/ou mais cultos??.

>>>A lei do mais forte continua a imperar e a Aumentar....ele são os ditadores,ele são os dirigentes políticos,são os pais e os filhos...são a degradação das famílias,a degradação dos costumes,a falta de moral,de respeito por todos os valores que nos deviam ser queridos(pois demonstravam a nossa evolução cultural),e a sermos melhores seres humanos.

>>>Mas afinal o que se tem passado e sido ensinado é precisamente o contrário...é a importação dos bens morais do Brasil e não só(através das novelas)em que o divórcio,a traição,a luta desenfreada pelo dinheiro e poder(em que vale tudo e mais alguma coisa)são "normais" e devem ser alcançados a qualquer custo...os concursos(tipo Big-brothers...casa dos segredos etc...etc),em que os concorrentes(escolhidos pelas suas caracteristicas degradadas e degradantes)fazem furor,e ensinam as nossas crianças a imitar os seus maus exemplos.

>>>Entretanto somos desde bem pequenos "ensinados"a sermos mais uma engrenagem no mundo do consumo desenfreado(consumismo selvagem)em que nos incutem(quase obrigando)a pensar que quanto mais comprarmos e mais "geringonças" tivermos mais felizes seremos....fazendo-nos esquecer que são as mais simples e pequenas "coisas" que nos tornam verdadeiramente felizes.

>>>Chegados a este ponto....de degradação de valores e de moral estamos prontos...prontos para aceitar tudo e mais alguma coisa.

>>>>Prontos para sermos as Marionetas dos políticos Populistas e chicos-espertos.

>>>É fácil(a quem Não ficou Corrompido) constatar que quem chega ao Poder muitas vezes perde o sentido das coisas(seja nas ditaduras ou nas democracias)...e se torna uma Besta prepotente e insensível,convencido que é um Deus menor....e por isso se diz,e bem,que o Poder corrompe...e é bem verdade, principalmente quando esse Poder é exercido por pessoas sem escrúpulos e princípios.

>>>Temos exemplos em quase(senão todos)os países.Quem manda....pode!!!Faz e desfaz!!!Mata e/ou elimina o vizinho(ver china...e não só),o seu Povo(ver a Líbia),rouba descaradamente quem o elege(ver Portugal)!!!Sacrifica e explora os países amigos(ver "União" europeia).

>>>Mas passemos ao historial de Portugal(em particular).

Tudo terá começado em 25 de Abril/74...onde a Esperança de um "mundo" novo tinha começado.

Portugal estava em FESTA...tudo era "bonito" e a alegria reinava...afinal(após tantos anos)íamos ser LIVRES!!!

>>>Até(alegria das alegrias)íamos poder VOTAR!!!!....agora sim, podíamos escolher quem nos ia governar,quem iria olhar pelo País,e todos juntos iríamos construir um Portugal mais moderno e desenvolvido(em que todos...mesmo Todos)iríamos viver Melhor.!!!

>>>Pois....foi lindo o sonho...não foi???

>>>Bem...para alguns(poucos)foi Bom...Muito Bom até...pois puderam desde o Nada(que eram),fazerem-se "grandes senhores"...foi fácil,facílimo mesmo filiarem-se num partido(daqueles que sabiam iria chegar ao POTE)e ir subindo(tirando o tapete,dando umas facadas nas costas a quem lhes fizesse frente ou atirando janela fora quem fosse honesto DEMAIS para ambicionar subir),depois...era e é..."só" lamber umas boas dezenas(senão centenas)de Botas/sapatos(ou tudo aquilo que fosse preciso e/ou necessário) e pronto...o TOPO era logo ali....Moral...Dignidade...Honestidade...Competência??!!....mas isso é de comer???...terão perguntado!!!.

>>>O País e o seu povinho estava(e está)pronto....pronto a aceitar tudo...a não saber lutar pelo bem comum,a não defender o seu próximo(desde que não chegue ao meu umbigo tudo bem)....é o velho ditado"Pimenta no Cu dos Outros é refresco" a funcionar em Pleno,é o não saber que o dever e direito á INDIGNAÇÃO é uma Virtude e não um defeito,é afinal,entregar o OURO ao(s)BANDIDOS que INVADIRAM este pobre e triste País.

>>>Daí vem a estabilidade que mencionei no início....estabilidade Emocional,estabilidade Moral,estabilidade no comportamento e nos costumes...só dando o nosso exemplo(aos filhotes/netos)e pessoas mais próximas(ou mesmo mais longínquas)pudemos "tentar" mudar o País e o Mundo...tornando-o um lugar onde as grandes injustiças desapareçam,os poderosos pensem duas vezes antes de nos roubarem,os ditadores(que vão caindo como "tordos"em África e Médio Oriente)deixem de escravizar os seus povos enquanto se empanturram de dinheiro e mordomias!!!

>>>Mas Não devemos querer estabilidade a todo o custo se essa estabilidade vier dos mesmos do costume(que estão no poleiro...ou pote)...a estabilidade pode e DEVE vir de pessoas com bons princípios,de pessoas Honestas e Competentes que tenham como objectivo final...o Bem Comum.

>>> Ainda há esperança...talvez a próxima geração seja melhor(quem sabe??).

Continuação de um Bom fim de semana :-))
 
FRR

Sem comentários:

Enviar um comentário